Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A galinha da vizinha

A galinha da vizinha

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

29
Nov18

Preciso de mais diplomas para viver em Portugal

questionario.JPG

 

Eu já sabia que Portugal era um país cheio de burocracias... mas não sabia que para resolver uma questão legal era necessário ter um Mestrado em Literatura Portuguesa e em Psicologia, pelo menos!!

Burra sou eu por querer fazer as coisas todas direitinhas! Parece-me que só vou conseguir resolver tudo à maneira antiga, que é como quem diz fazer o teste "Como resolver uma questão legal sem se atirar de uma ponte abaixo?" da revista Bravo, Super Pop ou outras semelhantes.

 

Vamos lá então resolver a minha vidinha para manter a minha sanidade mental:

 

1. Tens um documento em que as duas primeiras páginas remetem a trinta artigos do código civil. O que fazes para perceber o que lá está escrito e qual o passo seguinte a dar?

 

a. vais pesquisar os trinta artigos do Código Civil, que entretanto já remeteram a mais cento e setenta artigos e Decretos Lei referentes a atualizações e subsecções e chegas à conclusão que o Português que te ensinaram não é o mesmo que o senhor que escreveu as leis aprendeu.

 

b. diriges-te às Finanças e falas com uma senhora que tem o dom da simpatia e que com toda a sua sabedoria te diz que faltam documentos e que deves enviar um requerimento ao Senhor Deus Mor das Finanças a solicitar a emissão do certificado 32 alínea a) atualização 3 da subsecção 72.

 

c. vais à Conservatória do Registo Civil falar com outra senhora muito querida que te diz para deixares o papel lá porque não tem pessoal para ver o documento na hora e te assegura que te vão dar resposta quando as vacas voarem.

 

d. falas com um senhor na Câmara que lê aquilo três vezes a acaba por ir pedir ajuda à colega para interpretar o papel. Afinal a colega conheceu duas vizinhas que estiveram na mesma situação (coitadinha uma delas até estava em casa a cuidar do marido e vá-se lá saber o que sofreu com esta situação toda e com as hemorroides que entretanto surgira devido à pressão do momento) e remete a um Advogado Doutor muito conhecido lá no bairro e que ele é que é bom a resolver estas coisas.

 

e. vais ao Notário que te diz que afinal está tudo em ordem e só precisas é de assinar e pagar os honorários.

 

Se escolheste a resposta (a) parabéns! És uma corajosa e agora só falta tirares o Mestrado em Literatura Portuguesa avançada para conseguires traduzir a informação toda.

Se escolheste a resposta (b) mais vale limpares o rabo com o requerimento que vais escrever porque com a quantidade de informação e palavreado que vais receber no certificado que irão emitir precisas de mais dois anos e cinquenta Xanax para resolveres a questão.

Se escolheste a resposta (c) o melhor é atualizares o teu Cartão de Cidadão com a futura morada dos teus netos de modo a que a carta que te vão enviar daqui a sessenta anos não fique extraviada numa caixa de correio qualquer da tua morada atual.

Se escolheste a resposta (d) acabas de ganhar um Certificado em Psicologia emitida pelos serviços camarários da região onde moras.

Se escolheste a resposta (e) deverás dar um abraço ao Notário e convidá-lo para um cafesinho em tua casa porque acabou de se tornar o teu melhor amigo.

*Montagem feita com imagens retiradas do Google

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D